Grande parte da população encontra-se em casa, em quarentena,
em isolamento social, em teletrabalho. Situação esta que há seis meses atrás ninguém
poderia adivinhar como algo possível. Se esta é a tua realidade, então este
post é para ti! São cinco dicas para te ajudar na hora de trabalhar em casa! Existem muitas mais, mas estas são as que considero mais importantes, neste momento!
1. Manter uma rotina semelhante
Nem sempre é fácil e a possibilidade de ficar na cama até
mais tarde é bastante aliciante. Mas manter uma rotina de sono mais ou menos
semelhante ao que terias se fosses trabalhar para fora é essencial para
aumentares a tua produtividade.
2. Arranjar-te
Durante a primeira semana de teletrabalho, estive sempre de
fato de treino e sem grande vontade de fazer nada ligado ao trabalho, até que
me apercebi que no dia em que me vesti "normalmente" e me maquilhei
foi o dia em que me senti mais produtiva. Não tens que te arranjar exatamente
como se fosses para o trabalho, mas tenta manter-te animada e fora do espírito
de fim de semana.
3. Ter um espaço de trabalho
Nem toda a gente tem um escritório em casa ou uma divisão
onde esteja habituado a trabalhar, afinal de contas, muitas pessoas estão pela
primeira vez a trabalhar a partir de casa. Se não tiveres um espaço definido
utiliza, por exemplo a mesa de jantar, mas sempre que o teu "horário de
trabalho" terminar arruma tudo. Nesta fase, é muito importante saberes
distinguir o espaço de lazer do de trabalho.
4. Descobrir o teu horário de produtividade e define o
horário de trabalho
Nem toda a gente que está em teletrabalho, precisa de
cumprir exatamente o horário de trabalho. Descobrir a hora em que és mais
produtivo ajuda-te a trabalhar mais e melhor em menos tempo. Por exemplo, o meu
horário de trabalho é das 9h às 17h, mas eu sei que sou muito mais produtiva de
manhã, por isso, muitas vezes às 8h30 já estou a trabalhar, a adiantar todo o
serviço e por volta das 11h já tenho o meu dia de trabalho concluído.
5. Fazer listas
As listas são um
ponto chave em qualquer sistema de organização e produtividade. Antes de
começares a trabalhar delimita bem tudo o que precisas de fazer naquele dia,
para que não te escape nada, nem para estares constantemente a
"voltar" ao trabalho.
Boa sorte!
Sem comentários:
Enviar um comentário