terça-feira, 31 de março de 2020

Estou em teletrabalho, e agora?


Grande parte da população encontra-se em casa, em quarentena, em isolamento social, em teletrabalho. Situação esta que há seis meses atrás ninguém poderia adivinhar como algo possível. Se esta é a tua realidade, então este post é para ti! São cinco dicas para te ajudar na hora de trabalhar em casa! Existem muitas mais, mas estas são as que considero mais importantes, neste momento!


1. Manter uma rotina semelhante
Nem sempre é fácil e a possibilidade de ficar na cama até mais tarde é bastante aliciante. Mas manter uma rotina de sono mais ou menos semelhante ao que terias se fosses trabalhar para fora é essencial para aumentares a tua produtividade.

2. Arranjar-te
Durante a primeira semana de teletrabalho, estive sempre de fato de treino e sem grande vontade de fazer nada ligado ao trabalho, até que me apercebi que no dia em que me vesti "normalmente" e me maquilhei foi o dia em que me senti mais produtiva. Não tens que te arranjar exatamente como se fosses para o trabalho, mas tenta manter-te animada e fora do espírito de fim de semana.

3. Ter um espaço de trabalho
Nem toda a gente tem um escritório em casa ou uma divisão onde esteja habituado a trabalhar, afinal de contas, muitas pessoas estão pela primeira vez a trabalhar a partir de casa. Se não tiveres um espaço definido utiliza, por exemplo a mesa de jantar, mas sempre que o teu "horário de trabalho" terminar arruma tudo. Nesta fase, é muito importante saberes distinguir o espaço de lazer do de trabalho.

4. Descobrir o teu horário de produtividade e define o horário de trabalho
Nem toda a gente que está em teletrabalho, precisa de cumprir exatamente o horário de trabalho. Descobrir a hora em que és mais produtivo ajuda-te a trabalhar mais e melhor em menos tempo. Por exemplo, o meu horário de trabalho é das 9h às 17h, mas eu sei que sou muito mais produtiva de manhã, por isso, muitas vezes às 8h30 já estou a trabalhar, a adiantar todo o serviço e por volta das 11h já tenho o meu dia de trabalho concluído.


5. Fazer listas
As listas são um ponto chave em qualquer sistema de organização e produtividade. Antes de começares a trabalhar delimita bem tudo o que precisas de fazer naquele dia, para que não te escape nada, nem para estares constantemente a "voltar" ao trabalho.

Boa sorte!

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