Desde que comecei a ganhar gosto pela organização que tenho tentado vários maneiras de ser mais organizada. Procurei muita informação sobre o assunto, tentei várias técnicas e uso várias em simultâneo, mas há três regras que não podem faltar no quotidiano de quem quer ser mais organizado.
Disciplina
Sem compromisso não há organização! Não adianta de nada quer ser organizados os produtivos se não somos rigorosos connosco e se não assumirmos este compromisso que é sério. Ainda assim, não precisa de ser um rigor militar!
Horários justos
Estabelecer horários para cada uma das tarefas é importante, mas o mais importante é que estes horários sejam justos. Não adianta estabelecer uma hora para algo que se faz em 10 minutos e apenas 20 minutos para alguma tarefa que demora mais tempo. Tenta ser justo com os horários estabelecidos, mas este é um dos aspetos que vai melhorando imenso com o tempo. Há medida que fores implementando esta dica no teu dia a dia torna-se mais fácil delimitares horários justos para cada tarefa.
Planear com antecedência e Ter listas
São duas dicas numa só, mas que para mim fazem todo o sentido. Planear o nosso mês, a nossa semana e o nosso dia pode parecer de loucos, mas ajuda-nos a ter uma visão geral da nossa vida. Começa por planear o mês no inicio de cada mês (ou no final do mês anterior), neste planeamento não deves descriminar tarefas muito pormenorizadas, mas sim as mais importantes como datas de entregas de trabalhos, frequências, consultas, etc. No inicio de cada semana (ou no final a semana anterior) planeia a tua semana. Coloca mais pormenores do que em relação ao planeamento mensal, mas novamente nada de muito detalhado.
Agora sim chegaram as listas e o planeamento diário! Novamente podes começar o dia por o planear ou podes terminar o dia anterior a planear o dia seguinte.
Faz listas pormenorizadas de tudo mas TUDO o que tens de fazer e começa sempre pelas tarefas mais chatas. Inicialmente eu colocava tarefas tão simples como almoçar/jantar, tomar banho, preparar o dia seguinte, etc. Agora já me consigo descolar um pouco disso e fazer listas só mais voltadas a trabalho ou tarefas que geralmente não fazem parte da minha rotina. Geralmente para estas listas mais detalhadas uso o Google Tasks.
Não é de um dia para o outro que nos tornarmos mais organizados, é todo um processo de tentativa e erro que pode fazer toda a diferença o nosso dia-a-dia.
Vamos começar a organizar?
Quais são as vossas dicas de organização!
Sem comentários:
Enviar um comentário