sábado, 21 de março de 2020

Como fazer um mapa de conceitos


Pensar num tema como um todo dá-nos a possibilidade de pensarmos em novas possibilidades, pensarmos em conceitos não tão óbvios. Ou seja, dá-nos um leque muito maior de possibilidades!
Pensar num tema como um todo, dá-nos também a possibilidade de pensarmos em conceitos que queremos transmitir, em objetivos que queremos alcançar ao invés de pensarmos de forma estante em cada uma das áreas de conteúdo ou competências. 
Desta forma, muito rapidamente verificámos que os conceitos, os objetivos e as áreas surgem de forma muito natural e articulada, sem que sejam necessários mil e um malabarismos para fazermos as coisas encaixarem.


Naturalmente começo por um esboço, onde despejo toda a minha mente sobre o tema sem ter grande preocupações nas ligações que crio, ou até mesmo no grau de complexidade do conceito. De seguida analiso todos os conceitos ou questões que surgiram acerca do tema e tento perceber se existe algum tipo de ligação entre eles. Só depois de muito bem analisado, passo tudo a limpo (e à mão tal como eu gosto).

A partir da análise do mapa de conceitos, consigo identificar claramente as áreas de conteúdo inerente a cada conceito ou questão. Do mesmo modo, consigo perceber aquilo que mais se adequa ao meu grupo quer a nível de interesses, quer a nível de dificuldades.  E só depois desta análise detalhada é que parto para a planificação.

Costumam utilizar o mapa de conceitos para a planificação?

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