sábado, 14 de março de 2020

Três dicas para não trazer trabalho para casa


Trazer trabalho para casa é algo praticamente inerente a todos os professores/educadores. Mas isso não deveria ser assim!
Durante o meu primeiro ano de trabalho como Educadora titular era raro o dia em que não trazia trabalho para casa, aliás a diretora pedagógica da altura dizia com a firme certeza que éramos pagas para isso. Acontece que eu dou bastante valor ao tempo que tenho para o lazer e para o descanso e trazer muito trabalho para casa, estava não só a prejudicar a minha saúde e qualidade de vida, mas também a qualidade das relações pessoais.

Aproveitar cada minuto do tempo de trabalho
Eu tenho uma hora de almoço e faço-o sempre no trabalho. Ao contrário de muitas colegas que preferem utilizar esta hora para não fazer nada, eu prefiro almoçar calmamente e de seguida voltar ao trabalho. Assim ganho sempre 30 a 40 minutos de trabalho de "bastidores". Outro momento em que eu aproveito para fazer o máximo de trabalho possível são as sestas. Claro que nem todos os dias são tão proveitosos, claro que a minha atenção principal é sempre o controlo da sesta, mas com o tempo já conhecemos bem o estilo de dormir de cada criança o que facilita imenso. Assim, durante o meu período de sesta (cerca de 1h30min) aproveito para fazer coisas como arrumar trabalhos, alterar placards, fazer registos de observações, avaliar a manhã de atividades, planear os dias seguintes, etc.   

Antes feito do que perfeito (mas nunca de qualquer jeito)
Este passou a ser o meu lema em todas as áreas da minha vida. Tento sempre dar o meu melhor e aperfeiçoar-me a cada dia que passa, mas sem me levar a estados de ansiedade que tantas vezes eram comuns em mim.

Descomplicar
Parece fácil, mas quando trabalhamos com a formação pessoal de crianças, queremos sempre dar o nosso melhor para que elas possam aproveitar ao máximo cada atividade para o seu desenvolvimento. Acontece que na maioria das vezes isso envolve a criação de muitos materiais novos e que por vezes não voltam a ser utilizados tão cedo. Por essa razão, tenho optado por criar materiais adaptáveis a outras realidades e reutilizar (sempre que possível) material já produzido. 


Resumindo...
Aproveitar ao máximo cada minuto em que estamos no nosso local de trabalho, desprender da perfeição, mas sem descorar a qualidade e descomplicar a nossa vida, são os três passos fundamentais para levar a vida do trabalho com mais leveza e trazer o mínimo de trabalho possível para casa. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Como ser mais organizado