sábado, 4 de abril de 2020

Caderno de observação


Em educação de infância o registo de observações diretas ou indiretas é fundamental. Este ano confesso que não me estou a sair lá muito bem, porque a dada altura dei conta que utilizo demasiados cadernos diferentes o que me dificulta imenso a vida.

Uma questão de tentativa-erro

No ano passado, utilizei o caderno de observações separado por criança. Ou seja, cada criança tinha um compartimento específico. Este tipo de organização demonstrou ser um pouco mais complexo, porque muitas vezes, numa mesma observação quero registar a ação de duas ou mais crianças. E desta forma o registo é fragmentado, sem a envolvência que se pretendia e obrigava-me a escrever em vários sítios ou mesmo tempo.
Já este ano, optei por dividir as observações por meses, por vezes separava as observações por data outras vezes não. Este é o método que para mim faz mais sentido, isto porque ao fazer um registo de uma observação consigo descrever toda a envolvência da ação e o papel de todos os intervenientes.


O registo para a avaliação

Se conseguir manter o hábito de escrever todas as observações que considero necessárias na hora, ou pouco depois destas acontecerem, terei muito mais pormenor das mesmas. Para além disso, na hora de realizar as avaliações individuais terei certamente anotado grande parte das competências que cada criança desenvolveu ou não, dando-me um melhor e mais profundo conhecimento de causa.  



Um caderno no meio de mil...

Tanto no ano passado como este ano, utilizei um caderno apenas para as observações, outro para o registo de reuniões e ainda a minha agenda de educadora. Acho que este foi o principal motivo para me desanimar ainda antes de começar. Para o próximo ano (se tudo correr bem) pretendo utilizar um caderno inteligente ou um dossier fino onde terei compilado todos os cadernos que hoje em dia andam soltos e assim conseguir estar mais focada no meu trabalho.


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