Em educação de infância o registo
de observações diretas ou indiretas é fundamental. Este ano confesso que não me
estou a sair lá muito bem, porque a dada altura dei conta que utilizo
demasiados cadernos diferentes o que me dificulta imenso a vida.
Uma questão de tentativa-erro
No ano passado, utilizei o caderno
de observações separado por criança. Ou seja, cada criança tinha um
compartimento específico. Este tipo de organização demonstrou ser um pouco mais
complexo, porque muitas vezes, numa mesma observação quero registar a ação de
duas ou mais crianças. E desta forma o registo é fragmentado, sem a envolvência
que se pretendia e obrigava-me a escrever em vários sítios ou mesmo tempo.
Já este ano, optei por dividir as
observações por meses, por vezes separava as observações por data outras vezes
não. Este é o método que para mim faz mais sentido, isto porque ao fazer um
registo de uma observação consigo descrever toda a envolvência da ação e o
papel de todos os intervenientes.
O registo para a avaliação
Se conseguir manter o hábito de
escrever todas as observações que considero necessárias na hora, ou pouco
depois destas acontecerem, terei muito mais pormenor das mesmas. Para além
disso, na hora de realizar as avaliações individuais terei certamente anotado
grande parte das competências que cada criança desenvolveu ou não, dando-me um
melhor e mais profundo conhecimento de causa.
Um caderno no meio de mil...
Tanto no ano passado como este ano,
utilizei um caderno apenas para as observações, outro para o registo de reuniões
e ainda a minha agenda de educadora. Acho que este foi o principal motivo para
me desanimar ainda antes de começar. Para o próximo ano (se tudo correr bem)
pretendo utilizar um caderno inteligente ou um dossier fino onde terei
compilado todos os cadernos que hoje em dia andam soltos e assim conseguir
estar mais focada no meu trabalho.
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