terça-feira, 5 de maio de 2020

Sou educadora, e agora? Os meus essenciais de papelaria

Durante esta quarentena eu tenho consumido imenso conteúdo de professoras amaricas. E inspirada por elas ela decidi criar a série "Sou educadora, e agora?" voltada, não só a quem está no primeiro ano como educador, mas também para quem precisa de ideias!
No post de hoje vamos falar sobre produtos que considero essenciais termos em casa e/ou na nossa sala. São na sua maioria produtos que, geralmente todas as instituições disponibilizam para uso geral, mas que sinceramente fizeram toda a diferença quando comecei a utilizar os meus pessoais. 


Impressora
Muito provavelmente a instituição em que trabalhas te disponibiliza a utilização da impressora (de uma forma ou de outra), mas eu gosto muito de ter tudo planeado com alguma antecedência e fazer o meu próprio portefólio de educadora. Pelo que o uso da impressora, ainda que pontualmente é (para mim) essencial. Claro que quando preciso de fotocopiar um desenho para cada criança, ou imprimir planificações ou avaliações utilizo a do trabalho, mas em casos mais pontuais ter a minha própria impressora fez toda a diferença. (A minha impressora Epson)

Plastificadora
A plastificadora, foi algo em relação à qual eu tive algumas reticências em comprar, mas hoje em dia já não vivo sem ela e considero-a mesmo indispensável. Pelo que, durante estes dois primeiros anos de trabalho tenho utilizado de mais a minha plastificadora e, sinceramente, só me arrepende de não ter comprado a versão A3. A minha é do Lidl, custou cerca de 20€ e funciona muito bem!  Claro que ter uma plastificadora também pressupõe ter as folhas de plastificar. Quando comprei a minha também comprei uma série de folhas (para além das que já vinham incluídas), mas essas são muito finas. No entanto, em qualquer papelaria compras um conjunto de 100 por cerca de 11€.

Papel colorido
Eu recorro a papel colorido para tudo! Organizar os separadores dos portefólios, para escrever a letra de uma música, para escrever recados, tudo mesmo! É uma forma da sala ficar mais decorada sem grande bonecada (para a qual eu não tenho jeito nenhum". Por isso ter algumas folhas coloridas (e de preferência em tons pastel) para mim já é dispensável. Também costumo comprar as minhas no Lidl, porque acho que são as mais acessíveis em termos económicos, mas não existem sempre à venda.

Cola Quente
Acho que foi o último produto que adquirir deste kit, e já não vivo sem. Aliás tenho uma pistola de cola quente na minha sala e outra em casa. As minhas pistolas e as recargas são ambas do Aki e ultimamente (a não ser em casos de colagem de papel) é a única cola a que recorro, quer em casa, quer no trabalho.

Claro que ninguém tem de ter todos estes produtos, e há quem viva bem só com o que a instituição fornece, mas eu pessoalmente, gosto de preparar as coisas com antecedência e tendo os meus próprios recursos não preciso de esperar que uma colega deixe de usar determinada coisa, ou ter que andar à procura de algo que preciso, etc.

Digam-se quais são os vossos essenciais de sala!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Como ser mais organizado