No post sobre os meus essenciais de papelaria enquanto Educadora de Infância (ver aqui), referi que eu fazia o meu próprio portefólio anual de educadora de Infância! Este portefólio pessoal, é parecido com o Dossier de Sala, com o qual muitos de vós já estarão familiarizados.
Os meus portefólios de Educadora de Infância apresentam quatro divisões essenciais sendo elas:
1 - Projeto Curricular de Grupo
O projeto Curricular de Grupo é realizado no início do ano letivo e tem por base a avaliação diagnostica do grupo, e tenta ser um espelho daquilo que pretendemos realizar ao longo de todo o ano letivo (objetivos a atingir, projetos a desenvolver, etc.) Naturalmente, o Projeto Curricular de Grupo oficial, lido e assinado pelos pais está na instituição, mas eu gosto de ter sempre uma cópia comigo!
2 - Planificações e Reflexões
Não consigo explicar muito bem, porquê que gosto de ter tudo isto impresso, mas acho que por serem os dois primeiros anos do meu percurso profissional, quero ter tudo organizado quer no digital, quer em papel. Nesta secção, coloco todas as minhas planificações (inicialmente semanais, e atualmente, temáticas), bem como um exemplar de todas as tarefas plásticas ou com suporte físico realizadas. A par das planificações também ficam as reflexões semanais/ temáticas. Confesso que tenho um amor/ódio pelas reflexões uma vez que com toda a correria do dia a dia é difícil fugir da descrição do dia ou da atividade. Ao longo deste ano letivo tentei melhorar um pouco isso, realizando a reflexão do dia durante o horário de sesta, no entanto nem sempre é possível. Outra coisa que pretendo melhorar nas reflexões é a utilização de evidências, já que este ano se tornaram escassas.
3 - Reuniões e Avisos
Nesta secção deixo todos os meus roteiros de reunião de pais, bem como os resumos das mesmas. Também é o local onde guardo todos os avisos importantes realizados aos pais, por forma a ter um comprovativo de que foram feitos.
4 - Extras
Aqui entram todos os documentos que não se encaixam nas secções anteriores. No meu caso, são essencialmente, planificações mensais (que no meu caso já não resultam) e os mapas de conceitos realizados este ano (ver o post aqui).
Logo no início do ano letivo, constatei que o meu método de organização, no que diz respeito ao trabalho, não ia ser o melhor, porque está tudo muito espalhado o que acaba por demorar mais tempo a deixar tudo organizado e muitas vezes foi abandonado ao longo do ano. Desta forma, e durante o período em que estivemos em quarentena, fui estudando novas formas de organização para o próximo ano letivo. Ainda assim, pretendo continuar a realizar o meu portefólio de educadora de infância, mas quero que este se torne mais o espelho daquilo que é o meu ano, os meus desafios e conquistas e de como eu vejo a educação de infância, para que um dia, quando for velhinha possa recordar extamente cada sentimento.
Vocês fazem portefólio de educadora de infância?
Sem comentários:
Enviar um comentário